Cães e gatos são castrados na Serra dos Alves

Acom/PMi

O programa de esterilização de animais domésticos continua, essa semana, na zona rural. A Prefeitura realizou hoje (1º), 25 castrações na localidade Serra dos Alves e, amanhã (2), a equipe fará mais 25 em Senhora do Carmo.

Os critérios para executar as cirurgias continuam os mesmos: animais em situação de rua ou que já estejam tutelados. Os procedimentos são feitos no castramóvel contratado pela Prefeitura.Em Senhora do Carmo, o veículo será instalado no adro da Igreja Matriz – rua Principal, s/n – onde os veterinários realizarão as operações nos animais selecionados pelo departamento Controle de Zoonoses da Prefeitura.

“É importante ressaltar que o procedimento é seguro, feito por profissionais e, além de impedir o nascimento de novos animais, ajuda a prevenir doenças”, lembrou Robson Costa de Souza, secretário municipal de Desenvolvimento Urbano.Além da castração, é implantado um microchip de identificação no dorso de todos os animais. Com esta tecnologia, é possível registrar o histórico de vacinas, remédios, castração e tratamentos, bem como identificar o responsável pelo bicho.

Programa
O objetivo é castrar até maio do ano que vem, 1.250 animais. A verba destinada ao programa – R$ 300 mil – compreende a operação e a manutenção dos animais no pós- operatório, que demandam medicamentos e ração.