ROTARY Internacional fará testes gratuitos de HEPATITE

Neste sábado dia 27 de julho, o Rotary International, por meio dos Clubes; Rotary Club de Itabira; Rotary Club de Itabira – Cauê; e Rotary Club de Itabira – Estrada Real, realizará atividades de combate a Hepatite.

Os testes realizados tem um resultado em menos de 20 minutos, e identifica se o indivíduo já teve contato com o vírus e os dados coletados serão repassados ao Ministério da Saúde para a elaboração de políticas públicas, além de fomentar estudos internacionais.

Os casos positivos serão triados e orientados a buscar uma unidade de saúde. Os testes serão realizados em locais públicos com grande circulação e aglomeração de pessoas, como neste caso em Itabira acontecerá na Feirinha da Estação popular Feira dos Agricultores.

O Rotary no mundo tem uma rede de líderes globais com mais de 1,2 milhão de associados em 35 mil clubes ao redor do mundo unidos para ajudar a humanidade há mais de 110 anos por meio de projetos sustentáveis.

No mundo, há mais de 400 milhões de pessoas que carregam os vírus das Hepatites “B e C” e, absurdamente, apenas 5% dos casos estão diagnosticados. A Hepatite “C” mata duas vezes mais do que a AIDS.

Somente nos EUA, em 2018, a Hepatite “C” matou mais do que todas as doenças infecciosas juntas. Mas, se descoberta e tratada a tempo, ela tem cura. A doença é assintomática até as suas fases mais avançadas e, geralmente, quando o portador percebe os primeiros sintomas, já é tarde demais e a única possibilidade de cura seria um transplante de fígado. O numero de pessoas infectadas equivale a cerca de 10 mil estádios de futebol locados.