Ronaldo Magalhães recebe executivos chineses em Confins

Acom/PMI

Por volta das 22h30 deste sábado (27), o prefeito Ronaldo Magalhães, acompanhado do secretário municipal Ilton Magalhães (Governo), dos assessores José Wilson Campos (Projetos e Captação de Recursos), Celso Matosinho Silva (Gestão, Programas e Metas) e do consultor Kleber Guerra, recebeu os executivos chineses Biao Yang, Jianguo Zhu, Yougang Li, Tingting Yu, Shaohua Sun e Changsheng Shi, no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins.A comitiva da Chalieco (China Aluminum International Engineering Co. Ltd.), empresa de metais subsidiária da Chinalco (Alumínio Corporation of China Ltd.), foi recebida com uma apresentação do grupo folclórico Tumbaitá, que atraiu também aplausos de outros viajantes que desembarcavam no mesmo horário.

No evento de segunda-feira (29), em que o Memorando de Entendimento (MoU – Memorandum of Understanding) será assinado para viabilizar o investimento chinês nas obras de expansão da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), na construção do Parque Científico e Tecnológico e aeroporto de cargas, a expectativa do prefeito é iniciar uma nova etapa no processo.“Essa negociação está sendo desenvolvida há sete meses. Estivemos na China, fomos muito bem recebidos e eles (chineses) acreditam no nosso projeto. Com a assinatura do termo de entendimento, começamos realmente a evoluir com os trabalhos”, declarou Ronaldo Magalhães. O prefeito ressaltou ainda a morosidade do processo de negociação com o grupo corporativo que tem o governo da China como acionista majoritário. “O trabalho é um pouco demorado, pois depende da burocracia entre os dois governos federais, que será resolvida com muito diálogo. Acreditamos que em um tempo médio realizaremos todo esse investimento em Itabira. Nós temos que buscar ensino superior aliado à tecnologia, este é o caminho do futuro no Brasil. Vamos gerar emprego e renda, uma alternativa econômica para a cidade. Eu acredito no projeto e nessa ideia acima de tudo”, finalizou Ronaldo Magalhães.

Agenda
A comitiva chinesa permanece em Belo Horizonte neste domingo (28). O MoU será assinado amanhã (29), às 9h30, no teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA).