Prefeitura inicia castração de cães e gatos nos distritos

Acom/PMI

Dando continuidade ao programa de esterilização de animais domésticos do município, a Prefeitura ficará em Ipoema até amanhã (26) para castrar 50 animais – cães e gatos – e, na próxima semana (1º e 2/8), outras 50 cirurgias serão realizadas em Senhora do Carmo.

 

A superintendente de Serviços Urbanos, Dulcenea Calmon Castro, ressaltou que as castrações são feitas em animais de rua. Segundo ela, em Ipoema, grande parte da demanda foi animal tutelado. “A moradora Leila Azevedo, por exemplo, adotou cinco cães e hoje todos foram castrados. Outros moradores que cuidam de animais abandonados também conseguiram a esterilização”.

Os procedimentos cirúrgicos são realizados no castramóvel do Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Médio Piracicaba (Consmepi), contratado pela Prefeitura, na quadra esportiva do distrito. Além da castração, é implantado um microchip de identificação no dorso de todos os animais. Com esta tecnologia, é possível registrar o histórico de vacinas, remédios, castração e tratamentos, bem como identificar o responsável pelo bicho.Programa
Até o momento a Prefeitura já esterilizou cerca de 225 animais. No entanto, o objetivo é castrar, ao todo, 1.250. A verba destinada ao programa – R$ 300 mil – compreende a operação e a manutenção dos animais no pós-operatório, que demandam medicamentos e ração.

A seleção para o procedimento cirúrgico é feita pelos técnicos do departamento Controle de Zoonoses da Prefeitura, que realizam entrevistas com os cuidadores e protetores de animais abandonados interessados no programa.